Amanhã Serei Raiz
A exposição Amanhã Serei Raiz apresenta um resgate do feminino, da ancestralidade e da importância histórica da mulher através das raízes culturais, sociais eantropológicas, trabalhadas pelas 13 integrantes do Coletivo 1MULHERporM2.
Cada artista traz um conjunto de obras composto por três elementos: imagem, texto e livro de artista, que se complementam e oferecem uma leitura plural de seu universo poético.
Os livros de artista aproximam o espectador do processo criativo, ampliando a possibilidade de uma interação viva e sensível com as obras.
Os trabalhos promovem uma reflexão sobre esta memória ambulante de que somos portadoras, enfatizando a vivência feminina permeada pela alteridade e transcendência. Apresentam aspectos ancestrais diversos como herança indígena, afro, imigração, meio ambiente, mitos e ritos ligados ao nascimento, à morte, à sobrevivência e à cosmogonia.
A exposição Amanhã Serei Raiz foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior de São Paulo, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado através da arte, desta vez as cidades contempladas foram Taubaté, Itapecerica da Serra e Ribeirão Preto.
Essa experiência de itinerância despertou o interesse por buscar uma figura feminina local, com histórico relevante, a partir da qual é desenvolvida, em cada cidade, uma obra realizada coletivamente pelo grupo e integrada ao corpo da exposição. Ao final do projeto a obra foi doada para os Museus das respectivas cidades.
homenageadas
Em cada cidade por onde a exposição itinerou, o Coletivo buscou uma figura feminina local com histórico relevante, e desenvolveu, em sua homenagem, uma obra inédita composta por imagem, texto e áudio. Este trabalho foi integrado ao corpo da exposição, e também exibido nas cidades subsequentes. Ao final do projeto, cada nova obra foi doada para os respectivos Museus que abrigaram as mostras.
INFO
JOIN US
AT THE HUB
Where
500 Terry Francine Street San Francisco, CA 94158
When
Monday to Friday:
9:00 AM - 6:00 PM
Saturday:
10:00 AM - 4:00 PM
Directions & Parking
Our facility is conveniently located in the heart of Design City, easily accessible by public transportation and with ample on-site parking available.
contrapartidas
Durante toda itinerância foram oferecidas oficinas e palestras gratuitas, abertas ao público em geral, com ações interativas nas três cidades.
Oficina de Gravura e Monotipia
As oficinas gratuitas de gravura e monotipia oferecidas pelo Coletivo aconteceram em Taubaté, no Teatro Conceição Molinário; em Itapecerica da Serra, na Biblioteca Municipal Arthur Ricci de Camargo e em Ribeirão Preto no MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Oficina Online de Fotografia
As oficinas gratuitas de fotografia oferecidas pelo Coletivo aconteceram em formato online durante o período das exposições em Taubaté, Itapecerica da Serra e Ribeirão Preto.
Feira do Livro de Itapecerica da Serra
O Coletivo 1MULHERporM2 foi convidado pela Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra a participar da FLIS, Feira Literária de Itapecerica da Serra que ocorreu no dia 14 de Junho. Foram apresentados os livros de artista da exposição Amanhã Serei Raiz, em uma oportunidade de divulgar esse formato diferente de publicação e ampliar o alcance da obra para além do espaço museológico.
O livro como obra de arte
Durante a FLIS, Feira Literária de Itapecerica da Serra, foi oferecida pelo Coletivo uma palestra sobre o conceito e produção de Livro de Artista, que aconteceu na Biblioteca Municipal Arthur Ricci de Camargo.
Palestra online - Experiências de um Coletivo de Criação
As artistas compartilharam suas experiências de formação e gerência de Coletivo 1MULHERporM2, com a experiência de autogestão de seu grupo de 13 artistas mulheres, mostrando como adquiriram autonomia e profissionalismo em todos os ciclos que envolvem fazer e circular arte.
Bate papo no MARP
Com mediação de Nilton Campos, diretor do MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, as artistas do Coletivo participaram de um bate-papo com o público onde, em uma conversa aberta, falaram sobre as suas trajetórias artísticas, suas pesquisas e poéticas, seus processos de trabalho e sobre as obras da exposição Amanhã Serei Raiz.
Embalagens sustentáveis
Antes de pegarmos a estrada, lançamos um desafio a nós mesmas: facilitar, reaproveitar, reduzir.
Foram dias de estudos, testes e protótipos até criarmos embalagens sustentáveis e reutilizáveis.
As obras viajam de duas em duas, abraçadas pela nossa embalagem sustentável.
Cantoneiras feitas sob medida e camadas de papel glassine protegem cada imagem, como quem cuida de algo precioso.
o projeto
A exposição Amanhã Serei Raiz do Coletivo 1MULHERporM2 foi concebida em 2021, e apresentada na Unibes Cultural em São Paulo. A partir daí, itinerou por algumas cidades do interior do estado: no Festival de Fotografia em Paranapiacaba, no Centro Cultural de Bragança Paulista e em Joanópolis, onde se estendeu pela cidade em forma de lambe-lambe.
Contou ainda com participações internacionais no XII Colóquio Internacional de Desigualdade de Gêneros da Universidade de Guadalajara, México,
e também no Museo de la Mujer em Buenos Aires, Argentina.
Foi premiada pelo edital ProAC/ 2023 Para Circulação de Exposição e, assim, a mostra teve a possibilidade de seguir para mais outras três cidades do interior de São Paulo.
Esta plataforma é um registro de como foi realizado o trabalho em Taubaté, Itapecerica da Serra e Ribeirāo Preto - cidades contempladas pelo edital - e também um espaço para compartilhar o material criado pelas artistas e as atividades desenvolvidas durante esse período.
exposições
Sede da Área de Museus de Taubaté
Espaço Francisco Leopoldo e Silva
Itinerância ProAC/2023
Março a Novembro 2024
Taubaté | Itapecerica da Serra | Ribeirão Preto